2 de julho de 2013

Maquilhagem de Verão


    O verão é uma época especial do ano. Principalmente pelo  calor e pelo sol característico da época, seja em que parte do país for. Esse facto exige que utilizemos menos maquilhagem, sendo uma ótima desculpa para deixar a pele respirar . Assim, esta época do ano exige um ar mais natural (pelo menos durante o dia), ainda assim cuidado. Contudo existem pessoas  que gostam e sentem necessidade de utilizar maquilhagem no verão e até nas piscinas. Uma regra é tentar cortar ao máximo em produtos desnecessários quando vamos para estes locais. Corretor, e lápis são uns dos produtos que devem ficar de fora.

Produtos a utilizar:


       Antes de começarmos, é importante alertar que o sol não é nosso amigo no que toca à maquilhagem. Desta forma deves fazer a maquilhagem ao pé de luz natural (perto de uma janela, com um espelho na mão). Isto porque, quando a fazemos com luz artificial (casa de banho por exemplo), pode parecer estar perfeita no momento, mas quando se sai de casa toda a gente consegue perceber que temos maquilhagem posta (e vamos ser sinceras, nenhuma mulher gosta que um homem fale da sua maquilhagem, não é?)

Na Tez (pele):

  • Protetor solar e creme hidratante- como já sabes, o protetor é essencial para cuidar da pele e prevenir o envelhecimento (pelo que deve ser utilizado tanto no inverno e no verão). O protetor mais indicado para ires apanhar sol é protetor com “oil free” (sem óleo) pois, caso contrário, o que vai acontecer é que a exposição ao sol vai fazer com que produzas ainda mais óleo, o que irá resultar no típico aspecto de “cara transpirada”. Quanto maior a proteção melhor.  Depois vem a hidratação. Aqui se puderes ter um creme com proteção solar, melhor pois vai poupar-te trabalho, mas quando a exposição ao sol é muito (como na praia, eu prefiro SPF 50).
  • Primer- é essencial para te manter a maquilhagem no sitio. O melhor é optar por um primer já com uma certa tonalidade, pois irá conferir imediatamente  um tom mais homogéneo à tua pele, e menos probabilidade haverá deste sair.
  • Base/BBcream- Eu não gosto muito de utilizar base no verão (nem mesmo sair à noite) porque sinto penas necessidade de dar uma cor e deixar a pele respirar. Contudo, se quiseres não há problema algum. Mas recomendo um BBcrem mais soft sem dúvida. Existem muitos por escolher e para todos os gostos. Atenção que se utilizares um BBcream estas a poupar também tempo porque ele hidrata e só vais precisar do primer (e Protetor, caso o BBcrem não tenha proteção).
  • Powder- não quer dizer que apliques uniforme mente por toda a cara. O Essencial é um pouco na zona T e por baixo dos olhos, só para desaparecer um brilho e fixar ainda mais a tua maquilhagem.
  • Bronzeador- uma das coisas boas de utilizar um bronzeador é contrastar a cara. Pensa, se meteres uma camada homogénea de base sobre toda a cara, não fica muito natural pois não haverá contras te. (ficará tudo da mesma cor como se de uma mascara se tratasse) Assim, o bronzer faz com que necessites de colocar menos base ou BBcream e mesmo assim dar um ar saudável, cuidado e mais bronzeado. Só o deves colocar nas zonas em que o sol bate naturalmente e em pouca quantidade (e não como naquelas pessoas cujo o blush parece um enorme circulo de uma cor completamente diferente da cara).




Nos olhos:

  • Bronzeador- Sim, utilizar um pouco do mesmo bronzer que utilizamos no rosto, mas desta vez nas pálpebras fará o look muito mais composto e natural.
  • Mascara- um problema da utilização desta no verão é o ficarmos borratadas na parte inferior do olho e isso não é bonito. Para que isto não te aconteça deves sempre andar com toalhitas para no caso de, e curvar as pestanas para evitar que estas entrem em contacto com a parte inferior dos teus olhos e depois passar uma camada extremamente fina nestas (pode ser com um eyeliner líquido ou mesmo com uma mascara à prova de água.


Nota: se sentes que ainda tem de por mais qualquer coisa no olho podes optar por colocar junto das pestanas um pouco de sombra num tom castanho escuro, por exemplo.





Lábios:

  •  “Lipstain”- este novo conceito é diferente de um gloss ou de um batom normal porque é mais seco  e é como se estivesses a pintar os teus lábios com uma espécie de caneta de filtro. Utiliza-lo vai evitar que o teu cabelo se peque à boca, ficando com resíduos de batom, o batom passar para os dentes, etc. Se queres uma coisa natural mas que dê cor e dure, esta é uma ótima opção. Antes deste convém aplicar um batom de cieiro ou vaselina nos lábios para os hidratarem antes deste produto.




Vale a pena lembrar que menos é sempre mais! :)
Se abusarmos da maquilhagem irá notar-se instantaneamente e isso não é o que pretendemos, certo? ;)


Enviar um comentário